10 Dicas para seu Curriculo

Já entregou tantos currículos e nada? Será mesmo que seu curriculo não precisa de algumas alterações? Já pensou o que pode mudar para melhorá-lo ou pelo menos deixá-lo interessante?

  • Conheça 10 dicas para melhorar seu currículo..

dica-curriculoPense em trabalho voluntário. A maneira mais fácil de galgar mais experiência é trabalhando em uma empresa do ramo, mesmo que seja de maneira voluntária. Se sua profissão lhe permite auxiliar outras pessoas, ajude amigos, vizinhos e até colegas do ramo. Se você é bom em escrita, ideias, pense em ajudar alguma empresa de publicidade ou de comunicação como revistas ou jornais.. essas ações pequenas podem ser inseridas futuramente no seu curriculo..

dica-curriculo

Mantenha seu currículo publicado nas páginas de pesquisa de emprego e deixe seus dados atualizados. Há empresas que costumam pegar somente os currículos postados mais recentes nas páginas, portanto procure sempre atualizar suas informações de maneira constante, sempre adicionando os últimos cursos que fez e as últimas atividades interessantes para a empresa ter noção de que você é uma pessoa que busca melhorar suas capacidades como eventual candidato, principalmente com ações voluntárias.

dica-curriculo

Veja se a vaga que pretende trabalhar é promissora ou tende a se acabar no futuro.. Há algumas profissões ou tarefas que já estão extintas no mercado de trabalho ou até em diminuta contratação de profissionais, nesse caso, muito especializados. Se a sua área de trabalho está em decadência, pense em aprender coisas novas ou mudar sua área de interesse para não ficar sem emprego no futuro próximo, principalmente com a grande mudança do mercado de trabalho em pouco espaço de tempo hoje em dia..

dica-curriculo

Procure saber quais vagas demandam mais candidatos na sua área. Procure saber quais são os requerimentos e veja se vale a pena entrar em outro ramo de trabalho. Quando for procurar uma vaga de emprego no seu ramo, considere buscar em outras cidades, ainda que distantes do local de seu conforto inicial. Muitas empresas tem dificuldade de contatação de boa mão de obra, porém em cidades mais distantes em estados como Goiás, Tocantins e Mato Grosso, como por exemplo, contudo, em cidades onde é possível um bom padrão de vida.

dica-curriculoConverse e faça entrevistas com profissionais do ramo. A idéia é que você seja o inquiridor para conhecer bem quais são as exigências atuais de sua área. Peça ajuda de um profissional da área ou a um profissional de Recursos Humanos para te explicar como funciona o processo de seleção no seu ramo e pergunte quais as características mais buscadas pelas empresas atualmente.

dica-curriculoSempre esteja aprendendo coisas novas! Por mais que você tenha 1 ou 2 faculdades em seu Curriculo, sempre há novidades e atualizações em todos os ramos para ser absorvidas.. Existem vários cursos gratuitos na internet e em organizações colaborativas por todo o Brasil, como o Senac, Sebrae, etc. Mesmo que algum curso não ofereça diplomas, o que realmente importa é o conhecimento adquirido.

dica-curriculoNão seja muito exigente.. Se você ainda está desempregado e ficar escolhendo muito a vaga pode ficar sem entrar no mercado de trabalho e perder uma oportunidade a mais de trabalho até para inserir no seu currículo. Há diversas ofertas no mercado com salários menores do que o almejado, porém se a empresa tem um grande potencial de crescimento a melhor decisão é aceitar um salário menor e aguardar por uma promoção.

dica-curriculoMuito cuidado com sua imagem pessoal nas redes sociais (Facebook, Orkut, etc). Não deixe ser marcado em fotos íntimas com amigos e familiares, principalmente em fotos comprometedoras ou que possam gerar interpretações preconceituosas. Sempre mantenha seu LinkedIn atualizado e nunca coloque informações que você considere inapropriadas para seu futuro empregador..

dica-curriculoProcure as vagas de emprego 8 horas por dia! Mesmo que você esteja “desocupado” então é hora de aproveitar o tempo para dedicar no envio de currículos para as empresas, agendar o máximo de entrevistas com recrutadores, fazer cursos, estudar e ler tudo sobre a área que pretende ingressar.

dica-curriculoPor fim, não se esquecer que a vida é feita de novos aprendizados, o melhor empregado é o mais curioso e que nunca desiste de melhorar. Utilize todas as horas vagas para aprender novidades e  Não se esqueça de usar as horas vagas para aprender coisas novas.